Pular para o conteúdo

Sobre o Portfólio IFRS

O que é?

O Portfólio é uma ferramenta que integra diferentes fontes de informação sobre o IFRS e permite buscas avançadas de servidores, suas produções, bem como a infraestrutura disponível em cada unidade. As fontes de dados utilizadas são o CNPq (Currículo Lattes e Diretório de Grupos de Pesquisa), o Sistema de Informação e Gestão de Projetos - SIGProj - do IFRS (projetos de ensino, pesquisa e extensão), o Sistema de Informação Gerencial (SIG) do IFRS e informações institucionais como de laboratórios, habitats de inovação e propriedade intelectual do IFRS.

Para que serve?

O Portfólio do IFRS é uma ferramenta que visa fomentar a cooperação entre servidores do IFRS e estimular parcerias com outras instituições públicas e privadas. Estas instituições podem ser demandantes de soluções para seus problemas ou interessadas em desenvolver inovações em conjunto com IFRS. O Portfólio permite tanto que a comunidade identifique expertises de servidores para ajudar a resolver seus problemas quanto nossos servidores identifiquem colegas com áreas de interesse comum para colaboração em seus projetos.

O que podemos encontrar nela?

O Portfólio está estruturado em três grandes dimensões, onde podem ser encontradas: pessoas, com os currículos de docentes e técnicos administrativos em educação, bem como os principais temas trabalhados pelos servidores, produções, que incluem as técnicas, bibliográficas e artísticas e culturais, além dos dados de projetos de pesquisa, inovação, ensino e extensão, e infraestrutura, com laboratórios e seus equipamentos, habitats de inovação e seu propósito e os grupos de pesquisa do CNPq. A ferramenta apresenta uma organização mínima e simples para que a comunidade consiga encontrar facilmente o que procura.

Números de títulos/artigos/pesquisas?

Os números apresentados no Portfólio representam tudo o que foi descrito nos currículos dos servidores e seus projetos de pesquisa, ensino ou extensão, bem como a infraestrutura informada pelos campi. Por exemplo, na data do lançamento, 20/08/2019, estão disponíveis dados sobre 2.297 servidores docentes e técnicos administrativos em educação, 9.048 projetos institucionais de pesquisa, ensino e extensão, 2.004 produções técnicas, 1.996 produções bibliográfica, 1.964 produções artísticas e culturais, 200 laboratórios, 9 habitats de inovação e 130 grupos de pesquisa registrados no CNPq.

Quais áreas?

O Portfólio permite encontrar servidores conforme sua área de atuação e temas de pesquisa, inclusive intercampi. Ao procurar servidores por áreas, é gerada uma nuvem de palavras com os principais assuntos trabalhados. Essa é uma funcionalidade interessante pois permite identificar todos os servidores e projetos que trabalharam com determinado assunto, o que significa a ênfase que o IFRS dá sobre os temas bem como a oportunidade de colaboração e parcerias nos projetos.

Quem pode acessar?

O Portfólio do IFRS está na Internet disponível para comunidade interna e externa.

Quando foi disponibilizada?

A partir do dia 20 de agosto de 2019.

Por que desse novo mecanismo?

O IFRS já é referência regional, nacional e internacional em educação e produção científica. Com o Portfólio do IFRS, almejamos reforçar nosso compromisso com a comunidade colaborando com o arranjo produtivo. Isso é possível quando ouvimos suas necessidades e estabelecemos parcerias para o desenvolvimento de pesquisa aplicada e extensão tecnológica. O Portfólio tem como objetivo ser o meio de campo desta iniciativa, apresentando uma vitrine do que é produzido no IFRS para capturar e endereçar as demandas da comunidade.

O acesso às informações disponíveis no Portfólio antes estava disperso em diferentes sistemas, documentos PDF ou em planilhas, o que tornava o acesso difícil, principalmente para comunidade externa. O Portfólio tem como objetivo dar transparência sobre as ações desenvolvidas pelos servidores do IFRS, apresentando as competências e expertises do IFRS de forma organizada e acessível para a comunidade, permitindo que possíveis parceiros consigam entrar em contato com servidores que possuem competências para lhe ajudar. Com isso, o IFRS pretende fomentar cooperações para que nossas ações sejam direcionadas a problemas da sociedade e impactem ainda mais nos territórios de nossos campi.

Histórico de Versões

Versão 1.1

Versão 1.0

Está pensando
em uma parceria?

Entre em contato através do formulário ao lado.

Enviar
Início do rodapé Fim do rodapé